Triathlon Internacional de Santos

O Triathlon Internacional de Santos reunirá 1.200 atletas em Santos
A 18ª edição do Triathlon Internacional de Santos será nesse domingo em Santos. A prova reunirá grandes nomes da modalidade e terá a largada, chegada e as transições na Praia do Boqueirão. A prova vai reunir mais de 1.200 triatletas de todo o País e de vários países, como Estados Unidos, México, Argentina, Portugal e França.

Tricampeã em 2008, 2006 e 2005 e com um apelo forte de ser a prova onde iniciou a sua carreira, a triatleta Carla Moreno compete disposta a abrir sua temporada com vitória. Além de querer um dos principais títulos do Continente na modalidade, Carla tem um carinho a mais pela prova santista.

“Essa foi a minha primeira prova de triathlon que fiz e todos os anos eu comemoro aniversário. Tem um significado muito especial. Além do mais, Santos é hoje a minha casa, onde moro, treino, está minha família. É uma prova muito significativa e quero competir muito bem”, afirmou.

No masculino, o santista Fred Monteiro já disputou 14 das 17 edições da prova. Quarto colocado nos dois últimos anos e com a vantagem de competir “em casa”, Fredinho quer lugar por um novo pódio.

“Sei que será difícil, pois voltei a treinar há apenas quatro semanas e não estou totalmente condicionado, mas sei que se estiver no dia, posso até surpreender”, avisou o atleta, também quarto colocado no ranking final do Troféu Brasil de Triathlon e vice-campeão do Triathlon Internacional de Lisboa, na distância meio Ironman, ambos em 2008.

Entre os estrangeiros, o norte-americano Ben Collins, campeão mundial amador em 2007, compete disposto a aumentar a lista de títulos do seu país.

Em 17 anos de história, os Estados Unidos já garantiram cinco conquistas no masculino e uma no feminino. Os dois últimos canecos foram comemorados em 2004 e 2005 por Victor Plata, coincidentemente o técnico do Collins.

Aos 25 anos, o triatleta não esconde a expectativa. “Estou ansioso para competir nesta prova, que o meu técnico já venceu. É uma disputa muito conhecida, com credibilidade e estou muito bem preparado”, afirmou o atleta de Seattle, que não terá problemas com adaptação ao clima, por ter competido no domingo no Fast Triathlon, em Guarujá. “Com uma semana de treino aqui, é mais tranquilo”, afirmou.

Engenheiro mecânico, formado pela Universidade de Columbia, Collins começou no triathlon, em 2006, como hobby, enquanto trabalhava para uma pequena empresa de engenharia, em Honolulu, no Havaí, projetando veículos submarinos autônomos. Já em 2007 ganhou projeção ao ser campeão mundial e naquele mesmo ano começou a carreira profissional. Esta é a segunda vez no Brasil. No ano passado, também competiu no Fast.

Além de Victor Plata, os norte-americanos já subiram ao lugar mais alto do pódio com Doug Friman, em 2002, Melissa Mantak, em 93, e com as duas lendas da modalidade, Ken Glah, em 2005, e Scott Molina, na edição de estréia, em 92. Dos 34 títulos já disputados no evento, no masculino e feminino, o Brasil garantiu apenas oito, três no masculino, com Leandro Macedo, em 96, e Paulo Miyashiro, nas duas últimas edições, e cinco no feminino, com Sandra Soldan, em 2003, Gisele Bertucci, no ano seguinte, e Carla Moreno, em 2005, 2006 e 2008.

PROGRAMAÇÃO

A movimentação do Triathlon Internacional de Santos começará ainda no sábado, com a entrega dos kits e o simpósio técnico no Clube Sírio Libanês, no Gonzaga.

Os profissionais receberão as instruções da prova às 15h e os amadores às 17h. Na ocasião, também poderão ser feitas novas inscrições. No domingo, a primeira largada será às 8 horas, na Praia do Boqueirão, em frente à Av. Conselheiro Nébias.

Os competidores disputarão a distância olímpica, com 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 de corrida.
O Triathlon Internacional de Santos tem o patrocínio Gatorade, com o co-patrocínio de Speedo e Santaconstancia. Apoio da Prefeitura Municipal de Santos, Santos e Região Convention & Visitors Bureau, PowerBar e Ecovias. Colaboração do Sistema A Tribuna de Comunicação e transmissão da Sportv. Organização NA Sports.

Nenhum comentário: