educação, por favor

O Ser Humano tem a história de convivência em tribos... ou melhor, sociedades.

Dentro de cada sociedade existem as tribos.

A história nos conta isso, e mesmo que hj vivamos em cidades as tribos existem.

Somos em várias tipos de "tribos" ...... e dentro do meio esportivo não é diferente:

Existem "tribos" dos skatistas, surfistas, tenistas, cowboys, triatletas, nadadores, MTBikers, ciclistas, corredores, marombeiros, artes marciais, etc, etc, etc, etc, etc, etc.
Cada tribo segue tipos de regras básicas para tentar a convivência com o máximo de harmonia possível.
Mesmo dentro de cada tribo existe as diferenças que geram brigas motivadas pelo EGO, mas na maioria das vezes as regras funcionam, e a convivência existe.

As regras de uma tribo geralmente são diferentes das regras de outra tribo e por mais que essas tribos se entrelacem no meio de uma mesma sociedade, ainda que de vez em quando acontece desavenças entre os povos.

Mas...... existem algumas etiquetas que realmente devem ser respeitadas sendo pelos integrantes da mesma ou quando um outro aparece no meio.

Se vc é novo no ambiente, na minha opinião, vc deve chegar de mansinho, fazer amizades, cumprimentar todo mundo, falar baixo, falar pouco, respeitar certos modos regras e etiquetas de cada tribo.

Por exemplo: Se vc é novo em um pelotão de ciclismo, seja vc triatleta, ou ciclista, na minha opinião, vc deve andar lá trás nas primeiras vezes.

Respeite quem já anda naquele pelotão... pergunte se pode andar junto ou espere ser convidado, e mesmo depois de ser convidado, ande lá trás!!

Não se meta querer tentar "escapar" para se mostrar numa hora importuna, ou não tente simplesmente entrar em um bloco no meio de um treino. Isso não é legal!

Seja paciente, seja educado, espere ser convidado....

RESPEITE para ser respeitado.

Existem muitos exemplos de como se comportar em um novo ambiente mesmo que sejam de mesmas "tribos"

Se vc esta pedalando e por acaso alguém te passa, mesmo que vc consiga chegar e colar na roda não faça!

A não ser que vc conheça MUITO a pessoa e seja muito amigo dela.

Se vc não o conhece, mas quer muito andar na roda, seja educado, se comunique com educação, peça por favor, interaja e seja recíproco.

Nossa sociedade ja esta cheia de parasitas que nos sugam de todas as maneiras possíveis, impossíveis, imagináveis e inimagináveis...


Pedalando também??


Por favor

4 comentários:

Marlus disse...

Escrevi sobre isso hoje no Facebook:

http://www.facebook.com/marlus.anderson/posts/4540482759768?notif_t=like

Ironman 2012 !!! disse...

isso é tão obvio Ciro, mas infelizmente tem muito cego sem educação e respeito que precisava ler isso... abssssssssss Ciro
ps.: treinando forte ja para ano que vem voltar as provas !!!

Dudu disse...

Eu ia falar para você ler o post do Marlus no facebook, é exatamente o que você escreveu, só que terminou de forma nada agradável.

3 ATHLON NA VEIA disse...

Ciro,
Essa é a essência de toda a convivência.
Já que você citou o surf como exemplo de "tribo" no esporte, mande alguém ir para o Hawaii pela primeira vez surfar em Pipeline e entrar na água "metidão" sem respeitar os locais...é tomar porrada na certa (dentro dágua e na areia...se sobreviver).
Claro que é ignorância qualquer tipo de agressão...mas infelizmente é assim que funciona...respeito é bom e todos gostam (e no exmplo acima, conserva os dentes na boca)....rsrsrs